domingo, 4 de abril de 2010

No berço

Foi nos Estados Unidos a nação que deu origem ao hip hop, um movimento cultural iniciado na década de 70 na Cidade de Nova Iorque. A cultura atingiu primeiramente os afro-americanos e os hispânicos que viviam nos “guetos” da cidade.

Por muitos anos, o hip hop permaneceu conhecido apenas nos bairros mais humildes de Nova York, mas começou a se espalhar para áreas urbanas próximas como Filadélfia e Nova Jersey com o tempo. Durante o início em meados de 1980, o hip hop sofreu diversificação regional, enquanto Nova York atingiu o primeiro reconhecimento nacional pelas gravações do hip hop. Cidades como Miami, Los Angeles, Detroit, Cleveland, Atlanta, Chicago, Houston, Dallas e Memphis desenvolveram os seus próprios estilos, incorporando influências locais.

Começando com NWA, o hip hop da costa leste, baseado principalmente em Los Angeles, se tornou um sucesso. Pela primeira vez, Nova Iorque não foi a única cidade no mapa do hip hop. Os dois eram rivais em muitas maneiras, estimulando a rivalidade das Costas Leste-Oeste. No final dos anos 90, muitas cidades viram as suas próprias cenas encontrar aclamação popular. Estas incluíram Miami, Atlanta, St. Louis e Nova Orleans.

Os principais rappers da história do país são Tupac Shakur, 50 Cent, Snoop Dogg, The Notorious B.I.G, Busta Rhymes, Eminem, The Game, Proof, Chingy, Kanye West, entre outros.

Nenhum comentário: