sábado, 10 de outubro de 2009

Mestre de cerimônias

O MC surgiu nos Estados Unidos junto com a cultura Hip Hop. Começou animando as festas, enquanto o dj misturava as músicas. O MC divertia o público e apoiava o dj, e mais tarde começou a se afirmar como principal atrativo das festas de Hip Hop. Muitos MC’s no início do hip hop ultilizavam do microfone apenas para mandar recados, dar cantadas ou simplesmente animar as festas com algumas rimas. O primeiro mc foi Coke La Rock, mc que animava as festas de Kool Herc.

Muito Popular agora no Brasil, os MC's desviaram das suas raízes no hip-hop e foram, a maioria, para o funk. Por exemplo temos a MC Tati Quebra-Barraco. No Brasil os primeiros rimadores foram Jair Rodrigues, Gabriel o pensador e outros grupos como balinhas do rap, Thaíde e DJ Hum e Racionais Mcs.

MC's são pessoas que fazem letras para músicas, normalmente em rap. Muitos tornam-se punchliners, que são MC's que respondem em rap a outros MC's (muito parecido com o repente). Também existe o freestyle, onde os MC's improvisam, ou seja dizem o que lhes vai na alma. O mc é o porta voz que relata através de rimas os problemas, carências e experiências em geral dos guetos. Ele não só descreve como também lança mensagens de alerta e orientação para quem ouve. A principal função de um mc é animar as festas e contribuir com as pessoas para que se divirtam.

A maioria dos MC's têm o espirito underground, ou seja, fazer rimas sem mostrar a cara, apenas o reconhecimento do talento e não de um corpo, isto é o espírito underground. Enfim o mc é aquele que através de suas rimas mostra as varias formas de reivindicação, angustias e injustiças com as classes socias menos favorecidas mostrando o poder da transformação.

Nenhum comentário: