domingo, 27 de setembro de 2009

E nasce o Hip Hop

(Na foto: Grupo Hip Hop Soul)

O hip hop surgiu nos subúrbios de Nova Iorque, no final da década de 60. O nome é originado da junção
das palavras Hip – balançar os quadris – e Hop – salto, termo criado por Nigga Afrika Bambaataa (que foi da organização Zulu Nation – entidade que invocava a “Paz, União e Diversão”).

No início os adeptos desse ritmo eram apenas “as minorias”, africanos e latinos que residiam em Nova Iorque. O movimento começou em forma de luta pela igualdade dos direitos civis, as rimas intervencionistas, combinadas com um ritmo dançante, expressavam indignação e revolta com a realidade.

O movimento Hip Hop possui quatro subgrupos, o Djing (que seria o músico sem instrumento, e/ou beatboxer) quem cria o som para o RAP, o B.Boying (a dança B. Boy, Poppin, Lockin, Up-rockin e Freestyle) representando a dança, o Mcing (com ou sem utilizar das técnicas de improviso) representa o canto e o Writing (escritores e/ou grafiteiros) representa a arte plástica, expressão gráfica nas paredes utilizando o spray. Dentro do subgrupo B. Boying existe ainda outras divisões que são os estilos de dança, que além dos já citados existem diversos outros que se espalham cada vez mais pelo mundo, cada lugar possui uma variação diferente ao estilo já existente.

Com o tempo o hip hop deixou de ser exclusivo das comunidades afro-americanas e passou a tomar conta das ruas, chegando também às gangs nova-iorquinas. A violência nas ruas deu lugar a disputas de Break e de rap como forma de afirmação.

Expressões como "yo", "can you fell it?", "check it out", completam a maioria das frases dos adeptos deste novo estilo de vida, no Brasil outras expressões são usadas como “mano”, “mina”, “playboy” e muitas outras. Uma linguagem corporal ritmada, um léxico alternativo e as roupas largas são alguns dos elementos que compõem esta forma de estar tão própria: o hip hop.

Existem também outras versões de como surgiu o Hip Hop, algumas contadas por pessoas que viveram o surgimento do hip hop. Essa que escrevi é apenas uma delas, que aprendi a partir de leitura e de convivência com pessoas adptas ao estilo hip hop e que conhece muito de seu surgimento, se alguém tiver interesse de saber mais clique aqui!

4 comentários:

Julia disse...

primeiiro ! õo/

OMG, ta bem legal nati õo/

mauren disse...

uaaal nati, não sabia que você escrevia bem , :P
táa beem legaal, parabéns :)

Ana B. disse...

Ha!
Obrigada por me acrescentar um pouquinho de cultura! Eu não sabia nada de hip hop! uehehe

Espero que não seja um mero trabalho da faculdade, mas que se torne um hábito, blogar é mto bom!!!!

Beijosss

Anônimo disse...

Muito interessante isso. Gostaria de ler também sobre a moda hip hop se fosse possível! Continue nesta linha, tá muito bom!